quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Praia do Itacuruçá Cananéia - Ilha do Cardoso





Fica da perto da Ponta do Perigo, onde bancos de areia submersos, correntezas e ondas fortes atemorizam os navegadores.
Larga, plana, com vegetação rasteira devido aos ventos fortes do local.

Praia do Itacuruçá conhecida também com Pererinha é o paraiso do golfinhos. Lá é possível ver os golfinhos bem de perto. No local tem um bar que serve petiscos e um restaurante. Possível também a hospedagem em casa de moradores ou camping.

CANANÉIA Praia do Pererinha

Na verdade essa praia faz parte do município de Cananéia, a última divisa sul do litoral de São Paulo para começar o Estado do Paraná.

Vale a pena conhecer Cananéia
Um passeio pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é uma reserva ecológica, localizada na Praia do Pereirinha, região preservada ao norte da Ilha do Cardoso.


Escunas partem diariamente de Cananéia em direção à praia do Pereirinha. Chegando lá, você encontra uma bela paisagem natural que dá visão para Ilha Comprida e Cananéia. A infra-estrutura é pequena, mas para quem for com a intenção de almoçar, existe uma barraca de frutos do mar, ao lado do Parque Estadual, que serve bons petiscos como isca de peixe e camarão a preços atraentes. É só falar com o Serginho, Antonio ou Adriano, pessoal nascido naquela localidade.

A praia é exuberante, a areia é fofa, a água super limpa e os golfinhos nadam ao lado dos banhistas. Uma excelente opção para quem viaja milhares de Km. pra conhecer Fernando de Noronha a um custo altíssimo, com tudo aqui pertinho, no litoral sul paulista a 260 Km da capital.

Visitas ao Parque Estadual só podem ser feitas com acompanhantes. Há guias mirins de prontidão, que possuem informações interessantes a respeito do Parque e quaisquer dúvidas podem ser tiradas com eles.

No início do passeio, você se depara com os alojamentos construídos especialmente para os biólogos que estudam a área e também aos turistas. As reservas devem ser feitas antecipadamente. As casas, em frente aos alojamentos, são destinadas aos pescadores da região. Deste modo, os turistas, biólogos e pescadores podem interagir mais facilmente. Entretanto, para quem deseja mais conforto, recomenda-se os hotéis e pousadas de Cananéia.


Um outro prédio abriga o Museu do Parque. Lá estão expostas diversas espécies de tartarugas marinhas, crustáceos, baratas marinhas e até um pingüim. O guia explica o uso dos instrumentos de pesca e das máquinas, utilizados para a produção de mandioca que se fazia no passado.


Entre o Museu e o Aquário, existem tanques de recuperação de animais marinhos, tratados sob a supervisão dos biólogos.


O passeio termina no Aquário. Logo na entrada, são vistos dois esqueletos de golfinhos. Um é o boto-cinza ou tucuxi-marinho, a espécie mais encontrada, e o outro é o golfinho-nariz-de-garrafa. São 8 aquários com as mais diversas espécies, desde peixes até moréias. Montado no local, podemos ver o esqueleto de um bebê da baleia Jubarte com 6 metros de comprimento. Por último, podemos admirar o esqueleto de um lobo-marinho, dificilmente visto na região.

A quantidade de informações recebidas e curiosidades fazem o passeio valer a pena. Portanto, moradores e turistas: não deixem de aproveitar essas dicas e perder a oportunidade de conferí-las pessoalmente!

MAIS SOBRE ILHA DO CARDOSO:

PARAÍSO ECOLÓGICO:

A Ilha do Cardoso integra em seu território uma área de preservação - Parque Estadual Ilha do Cardoso -, criado no ano de 1962, localizado no extremo sul do Litoral de São Paulo, no município de Cananéia. O Parque Abrange uma área de 15.100 ha., onde são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica.
costeira, que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica. As praias, os costões rochosos e as dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lage e Marujá.













Nenhum comentário: