segunda-feira, 28 de março de 2011

Praias de Iguape.::

Praias de Iguape:
História de Iguape


Como Chegar em Iguape

Saindo de São Paulo, siga pela BR 116 e pegue a SP 222. A cidade fica a aproximadamente 200 Km da capital.

Iguape (do tupi-guarani, igua significa “água redonda”, referência ao seu litoral), localizada no extremo sul das terras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas, registrou desde o século XVI um porto de passagem de portugueses, castelhanos e franceses na região.

Em 1520, sobreviventes da Vila de Boa Esperança (localizada na atual Argentina) juntaram-se aos índios temiminés e portugueses fugidos de São Vicente, formando um povoado de nome Icaapara (em tupi-guarani significa “água e mato que correm para o mar”). Seus habitantes atacaram São Vicente em 1537 destruindo o Livro do Tombo da cidade.

A partir do século XVII, o rio Ribeira de Iguape e seus afluentes passaram a atrair inúmeros exploradores em busca dos veios de quartzo aurífero da região. Em 1635, em razão da descoberta de ouro de lavagem, o Governo Geral do Brasil elevou o povoado à categoria de vila, com o nome de Nossa Senhora das Neves de Iguape, transferindo-o da beira-mar para a vasta planície banhada pelo rio Ribeira de Iguape, à beira do Mar Pequeno. No mesmo ano foi concluída a igreja matriz e a Casa de Fundição de Ouro, a primeira do Brasil. Seu desenvolvimento deveu-se também ao porto, já que até o século XX o transporte na região era basicamente fluvial, e um grande número de canoas e depois vapores de tonelagem regular cruzavam seus rios ligando as vilas e os povoados ao porto de Iguape, escoadouro primeiro do ouro, depois do arroz e de outros produtos da região.

No final do século XVIII, o ouro de aluvião já estava esgotado, mas Iguape se tornou um grande centro de produção de arroz, época em que um imponente casario foi construído na cidade.

Em 3 de abril de 1849, recebeu foros de cidade com a denominação Bom Jesus da Ribeira e, um ano mais tarde, o nome Bom Jesus de Iguape.

Em 1912, foi implantada na região (hoje território do município de Registro) a Companhia Kaigai Kogyo Kabukushi Kaisha. A KKKK, uma empresa de desenvolvimento industrial e rural de apoio aos imigrantes japoneses, construiu importantes instalações industriais nas margens do Ribeira de Iguape e trabalhou principalmente no beneficiamento de arroz até 1937, quando foi extinta.

O isolamento, a incidência de maleita e depois a substituição de suas funções portuárias pelas do porto de Santos a partir das primeiras décadas do século XX, quando foi inaugurado o ramal Santos–Juquiá da Estrada de Ferro Sorocabana, condenaram Iguape a um longo período de estagnação.

A situação começou a mudar com a construção de estradas pavimentadas, o tombamento do núcleo urbano pelo Condephaat, em 1975, e a criação da Estação Ecológica Juréia–Itatins, em 1987, que passaram a atrair turistas para o local.

· Barra do Ribeira
Com acesso difícil, esta praia tem correnteza e ondas fortes, boas para o surfe.

· da Juréia
Esta é a última praia liberada para visitação antes da Reserva da Juréia. Tem ondas fortes e uma bela paisagem. O acesso é feito por 20 km de estrada de terra e, depois, por 15 minutos de balsa.

· do Leste (do Varela)
Está a 12 km do Centro. Tem água tranquila e abriga uma lagoa de água doce que vale a visita.

· do Rio Verde
Também com acesso restrito, fica entre as pontas do Grajaúna e da Juréia. Tem uma cachoeira perto da praia.

· Icapara
Esta praia é muito procurada por pescadores já que tem águas calmas e poucas ondas. Está perto da vila que deu origem à cidade .

· ltacolomy
Fica na Ponta da Juréia. É pequena e tem o acesso restrito.

· Centro Histórico
é o maior conjunto arquïtetônico preservado do Estado de São Paulo. No total, tem mais de 60 imóveis conservados em estilo colonial português. As casas retratam a riqueza dos períodos do ouro e do arroz.

· Estação Ecológica Juréia Itatins
A área de preservação ambiental de restrição máxima foi criada em 1986. Seis anos mais tarde, passou a ser considerada Reserva da Biosfera. Apenas 10% da área total do parque já foi usada para pesquisas e desenvolvimento de estudos em geral. O restante ainda é preservado. A secretaria do Meio Ambiente só permite o acesso até a praia e não deixa liberada a passagem pelas áreas de serra. O Núcleo da Praia da Juréia, que fica entre a Vila do Prelado e Maciço da Juréia, tem diversidade de flora e fauna e reúne de manguezal, rios, cachoeiras e belas praias quase desertas.

· Morro do Espia
Estrada para Barra do Ribeira. É o ponto mais alto da cidade, de onde é possível ter a vista panorâmica do município.

· Museu Histórico Arqueológico
Rua das Neves, 51, Centro. Fica no prédio onde funcionou a primeira casa de fundição de ouro no Brasil. Atualmente, tem em exposição fotos e objetos históricos que datam de antes da fundação do município.

· Toca do Bugio
Estrada para Barra do Ribeira, a 6 km do Centro. A Toca reúne uma série de trilhas que dão acesso a cachoeiras da região.

· Trilha do Imperador
O local foi muito frequentado na época da colonização do Brasil por causa do transporte de cargas. Ainda conserva vestígios da época.

· Trilha Ecológica da Vila Alegria
Barra do Ribeira. A trilha passa por pontos históricos do município, como um casarão construído no século 19.

Um comentário:

Unknown disse...

Essa foto é do distrito de Iguape que é uma bela praia, mas fica em Aquiraz no Ceará. Isso nao é em são Paulo.