segunda-feira, 28 de março de 2011

Mongaguá praias sp litoral paulista

Praias do Litoral Paulista
Mongaguá

Praias no litoral de São Paulo, litoral sul praia de mongaguá
Cidade de Mongaguá

O português Martim Afonso de Souza desembarcou na Ilha de São Vicente em 22 de Janeiro de 1532, criando o primeiro núcleo populacional do Brasil, uma história rica, com muita beleza natural e nessa história está a cidade de Mongaguá que pertenceu por muitos anos a São Vicente, se libertou em 24/12/1948 quando passou a ser do Município de Itanhaém.


Origem do Nome

A cidade


No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dados pelos índios, que quer dizer: "Água Pegajosa", Mongaguá teve outros nomes como: "Terra dos Santos dos Milagres" e "Terra dos Padres".

Emancipação
É criado em 24 de Dezembro de 1948 o Distrito de Mongaguá, pela Lei nº 233. Mongaguá, que pertencia a São Vicente, passou a incorporar o município de Itanhaém. Com a criação do Distrito de Mongaguá o desenvolvimento no setor comercial toma uma grande impulso. Em menos de 10 anos, após a criação do Distrito de Mongaguá, o movimentos de emancipação tomou conta de cada esquina, pois a cidade atendia às exigências da Lei de Emancipação. O povo é convocado para participar desse movimento. Só que esse sonho quase se torna um pesadelo, pois o IBGE, instituto que faz recenseamento, o qual publicara em 1950 os números de habitantes de Mongaguá: 444 homens e 382 mulheres num total de 826 habitantes. Graças a colaboração da Empresa Elétrica de Mongaguá que tinha o controle das moradias particulares, constatou-se que com a população flutuante da cidade, estavam cadastrados 6.000 habitantes.

Criação do Município
Cumprida então as formalidades legais, foi marcada a 7 de Dezembro de 1959 o plebiscito determinado pela Assembléia Legislativa de São Paulo é marcado pelo juiz de 119ª Zona Eleitoral a eleição do plebiscito. E o desejo da população de Mongaguá foi alcançado com uma votação esmagadora e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de Dezembro de 1959 o governador, Dr. Jânio da Silva Quadros assina a Lei e Mongaguá é elevado a categoria de Cidade, pela criação do Município.

A data do aniversário de Mongaguá ficou com a data do plebiscito de 7 de Dezembro de 1959 e não com a data da elevação a categoria de Município de 31 de Dezembro de 1959.

Praias

Balneário América
Praia de Flórida Mirim
Praia de Agenor de Campos
Praia de São Paulo
Praia de Vera Cruz
Praia Grande

Pontos Turísticos


Plataforma de Pesca

Feira de Artesanato

Ecoturismo

Skate Park

Poço das Antas

Turismo Rural e

Pesqueiro

Parque Ecológico

Morro dos Macacos

Praça Dudu Samba

Belveder

Rios

Como chegar:

odovias de Acesso a Mongaguá


Rodoviária:

Av. Lourdes Costa Pontes - Jardim Umuarama


Informações: (13) 3448-1581

Via Anchieta: No trevo de Cubatão (Km 55), entre na Rodovia Pedro Taques e siga em frente até o Km 302,5.

Via Imigrantes: Mantenha-se à esquerda na saída do trevo de São Vicente (Km 58) e siga em frente até o Km 302,5.

Nenhum comentário: