segunda-feira, 28 de março de 2011

Itanhaem praias sp..::


Itanhaém é um município do estado de São Paulo, segundo município mais antigo do Brasil, integrante da Região Metropolitana da Baixada Santista, que dá seu nome a uma microrregião. A população estimada em 2006 era de 91.153 habitantes e a área é de 599,017 km², o que resulta numa densidade demográfica de 134,19 hab/km².
Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.Há duas versões para a etimologia do nome, proveniente do tupi itá-nha'ẽ: uma afirma que signifique pedra que canta, e outra, pranto de pedra ou pedra que chora.
É um dos mais antigos municípios brasileiros, criado em 1532 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, foi durante certo período a sede da antiga capitania de São Vicente.
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa que, segundo reza a lenda, por seu desenho plano escavado pela ação do mar e pelo vento, no costão da Praia dos Sonhos, em Itanhaém, tornou-se o local preferido do beato jesuíta José de Anchieta, para passar horas e horas descansando e encontrar inspiração para compor versos e poemas, em suas andanças pela região.
O local atrai milhares de visitantes chamando a atenção por sua beleza natural e pela deslumbrante vista em direção ao mar, da costa e dos morros que circundam o local.
Para facilitar o acesso há uma passarela (apesar do caminho também poder ser feito pelas escorregadias pedras da costeira) construída com verba doada pelo governo das Ilhas Canárias, comunidade autônoma da Espanha e pela administração de San Cristóbal de La Laguna, município onde nasceu Anchieta. A obra facilita e permite o acesso até mesmo de pessoas com grandes dificuldades de locomoção.
Recentemente o equipamento turístico foi escolhidos pelos internautas, em uma pesquisa feita pelo jornal A Tribuna de Santos, como uma das nove maravilhas da Região Metropolitana da Baixada Santista, ao lado de conhecidos atrativos regionais como a orla da praia de Santos e a Ponte Pênsil em São Vicente.
Mais uma prova de que não é em vão que milhares de munícipes e turistas fazem questão de conferir o local onde Padre José de Anchieta meditava e se inspirava durante o período de catequização pelo litoral paulista.
Abriga parte da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, criada em 1985 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Seus limites são Juquitiba e a São Paulo a norte, São Vicente e Mongaguá a leste, o Oceano Atlântico a sudeste, Peruíbe a sudoeste e Pedro de Toledo a oeste.
O clima de Itanhaém é o subtropical úmido, sem meses secos, com verões quentes e invernos brandos, sendo o mês mais quente Janeiro, com uma média de 24°C e o mais frio é julho, com uma média de 17°C.


O município pertence a Área Pastoral da Diocese de Santos.
O município teve grande influência da Igreja Católica Apostólica Romana, desde sua origem em 1532, quando da Fundação do Povoado, que recebeu o título de "Conceição de Itanhaém", devido a verdadeira data de funcação, 8 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição[carece de fontes].
No mesmo ano deu-se início, pelos Jesuítas, à construção de uma Ermida, no alto do Morro Itaguassú, dedicada à Padroeira Nossa Senhroa da Conceição. Entretanto, somente no ano de 1553, com a criação da "Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém", a Irmandade Primaz do Brasil, é que foi encomendada de Portugal uma Imagem da Padroeira, a qual introduziu o Culto Mariano no país, conhecida como a Imaculada Conceição, também chamada de "Virgem de Anchieta" (pois o Beato Pe. José de Anchieta, inspirou-se nela para escrever a obra literária: "Poema à Virgem"), que se encontra hoje na Igreja Matriz de Sant'Anna. A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, ainda hoje resiste no município, desempenhando papel importante na condução da Festa da Padroeira da cidade[carece de fontes].
No ano de 1561, surge a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, desvinculada da Paróquia de São Vicente Mártir, no então povoado que vinha se estabelecendo aos pés do Morro Itaguassú e se manteve como única instituição católica até o ano de 2007, quando ocorreu o seu desmembramento e criação da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus no bairro de Belas Artes e no ano seguinte a denominação de Pró-Paróquia à Igreja de Nossa Senhora de Sion, no bairro do Suarão

Nenhum comentário: